11 2626.2226
Aproveite! A Melhor fase da sua vida está só começando.
CONTATO
NOTICIAS
EQUIPE
AGENDAMENTO
CLINICA
ESPECIALIDADES
INICIO

Doenças crônico-degenerativas: as mais comuns entre os idosos

Envelhecer acarreta mudanças significativas no organismo das pessoas e, geralmente, traz consigo algumas doenças. Estudos indicam que todas as pessoas estão propensas a ter pelo menos uma doença crônica quando ficarem mais velhas. O envelhecimento será bem ou malsucedido de acordo com a capacidade funcional que a pessoa conseguir manter ao chegar à terceira idade.

Por isso é importante manter algumas atitudes preventivas, como boa alimentação e atividades físicas, entre outras. É interessante lembrar que nunca é tarde para iniciar qualquer atividade física, com o devido acompanhamento médico.

De acordo com o Dr. Paulo Casali, especialista em Geriatria e Gerontologia, as doenças mais comuns entre os idosos são as denominadas doenças crônico-degenerativas. Como exemplo dessas doenças podemos citar o diabetes, a depressão, a insuficiência cardíaca, a osteoporose, a doença pulmonar obstrutiva crônica, a maior parte dos cânceres, as síndromes demenciais e outras. Dentre elas, duas das mais prevalentes são a osteoartrose e a hipertensão arterial. "As doenças crônico-degenerativas, de maneira geral, têm causa multifatorial, ou seja, é o conjunto de vários fatores que, associados, vão desencadear a doença", explica Dr. Paulo, que complementa: "Sabemos hoje que a maior parte desses fatores está relacionada com o estilo de vida da pessoa: o que e como ela se alimenta, se é sedentária, obesa, se fuma, bebe em excesso, seu nível de estresse, etc. A qualidade do meio em que ela vive, o nível de poluição ambiental e sonora, contato com substâncias tóxicas no ambiente doméstico e de trabalho também são determinantes. É claro que a herança genética contribui para favorecer ou não o aparecimento de determinada doença, mas sabe-se hoje que isso não é o mais relevante. Na conta total, não influencia mais do que 20%".

Estilo de vida saudável

Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta. Ajuda a nos proteger de doenças e ajuda a impedir que as doenças crônicas piorem. Isso é importante porque, à medida que o corpo envelhece, começa-se a notar alterações nos músculos e nas articulações e um declínio na sensação de "força" física. Um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, recreação, execícios regulares e evitar substâncias nocivas ao organismo.

"Para evitarmos ou adiarmos o aparecimento dessas doenças, precisamos adotar um estilo de vida saudável. Quanto mais cedo isso for posto em prática, mais benefícios a longo prazo teremos. Menos doentes, limitados e dependentes ficaremos; e poderemos aproveitar nossa velhice com mais autonomia, independência e menos sofrimento", finaliza Dr. Paulo.


Dr. Paulo Casali – CRM/SP 76648 

fonte: idmed.uol.com.br




Nossas dicas de saúde

Vitamina A e Zinco ajudam a curar a tuberculose

Carboidratos, muita energia para você

Hidratação: invista em alimentos leves e ricos em água

Para dormir melhor, conheça os alimentos certos que devem ser ingeridos à noite

Hematospermia: doença atinge adultos jovens e idosos

Como prevenir as doenças causadas pelo clima seco

Dicas para conservar os alimentos

Calçado para o idoso: saiba escolher o mais adequado e quais cuidados ter com os pés

Os 10 mandamentos do coração saudável:

Comer cereais matinais aumenta expectativa de vida

Cigarro está ligado a 70% dos casos de ...
leia mais
Cigarro está ligado a 70% dos casos de ...
Aceleração cardíaca em repouso é sinal ...
leia mais
Aceleração cardíaca em repouso é sinal ...
Doenças tropicais são combatidas, mas d...
leia mais
Doenças tropicais são combatidas, mas d...

 

Canais Sociais
Localização

Rua Fernandes Pinheiro, 254 - Tatuapé - 03308-060 - São Paulo - SP | 11 2626.2226


CLÍNICA GERIÁTRICA, GERIATRIA, GERIATRIA TATUAPÉ, CLÍNICA CARDIOLOGIA, CARDIOLOGIA SÃO PAULO, CARDIOLOGIA TATUAPÉ, CARTÃO SAÚDE, CLÍNICOS GERAIS, GERIATRAS, SAÚDE DA TERCEIRA IDADE, GASTRO, NEUROLOGISTA, ORTOPEDISTA, DERMATOLOGISTA, REUMATOLOGISTA, CLÍNICA GERIÁTRICA ANÁLIA FRANCO, GERIATRIA ANÁLIA FRANCO, CLÍNICA CARDIOLOGIA ANÁLIA FRANCO, CARDIOLOGIA ANÁLIA FRANCO, DERMATOLOGISTA ANÁLIA FRANCO, REUMATOLOGISTA ANÁLIA FRANCO